AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA: A MATEMÁTICA EM FOCO

23/04/2010 07:23

MIGUEL CHAQUIAM

VANESSA KAROLINE SILVA DA COSTA

Universidade da Amazônia – UNAMA

m.chaquiam@ unama.br; vanessakaroline_@hotmail.com

 

RESUMO

 

Apresentamos o desempenho dos professores da educação básica de um município da Amazônia, a partir de uma prova aplicada envolvendo conteúdos que esses professores normalmente ministram cujo objetivo era diagnosticar o nível de conhecimento dos professores quanto ao domínio dos conteúdos por área, visando a definição de metas à formação continuada. Analisamos o desempenho dos professores subdivididos em grupos de 1ª a 4ª série, educação infantil e multisérie, fazendo uma comparação com questões que compunham o questionário de auto-avaliação desses professores. Num recorte bastante específico, envolvendo questões de Matemática focadas no campo de números e operações, analisamos os desempenhos dos professores por questão e traçamos alguns questionamentos quanto o desempenho dos alunos no SAEB e Prova Brasil a partir da formação e do desempenho dos professores envolvidos. Apresentamos quadros comparativos por grupo de professores discriminado médias de acerto por questão e análise sobre o desempenho dos professores em função dos percentuais de acertos e o nível de dificuldade das questões propostas, assim como, o número máximo e mínimo de acerto por grupo de professores.

 

 

Palavras-chave: Matemática, Professores, Formação de Professores. Educação Básica.

 

O ARTIGO COMPLETO ESTA EM ANEXO NO LINK ABAIXO:

Aritigo Sobre o Nível de Professores.pdf (162,8 kB)