Meu método para estudar Matemática

23-04-2010 02:09

O estudante que quer aprender a estudar matemática, não pode deixar os assuntos acumulados, sem compreendê-los, até porque a maioria dos assuntos são pré-requisitos para avançar em outros. Por exemplo, se não souber fatorar direito, como dominará equações algébricas?

Todos sabem que os assuntos de todas as matérias são grandes. Então como dominar todos os assuntos durante o ano? Cada pessoa tem o seu método de estudar, mas uma coisa não dá para deixar de lado: o esforço, a dedicação. O estudante precisa usar todos os recursos possíveis. Tem de estudar teoria, aprender conceitos, entender os exemplos que são dados e estudar sempre escrevendo. Matemática não dá para estudar só lendo. O estudante tem de procurar entender a teoria escrevendo, reformulando, redimensionando, fazendo esquemas e rascunhos, e depois enfrentando os exercícios um por um.

Quando digo exercícios, não é simplesmente ficar repetindo exercícios fáceis pra sair dizendo que sabe tudo. O fundamental é enfrentar problemas que exijam não só memorização, mas também estratégia, metodologia, criatividade. É importante que no elenco de exercícios haja alguns de fixação, que é exatamente para fixar conceitos, e outros que peçam múltiplas estratégias.

Um conselho: não se deve ficar um período inteiro tentando resolver um exercício que não sai. É ruim e perda de tempo, pois a mente não irá mais funcionar. Perdeu mais de 10, 15 minutos num exercício, põe de lado e registra: "não sei fazer este". Depois tenta de novo. Se ainda aí não conseguir resolver, deve pedir ajuda ao professor ou a um colega. O pedido de ajuda não significa esperar que a outra pessoa resolva o exercício, acompanhando o que foi feito e no final dizer: "ah, entendi". Em Matemática não adianta achar que entendeu porque viu e pensou que estava tudo claro. Se não dominar o conceito, tentando acertar por seus próprios meios, não dominará as técnicas e não conseguirá resolver. O pedido de ajuda correto deve ser no sentido de a outra pessoa dar dicas, orientação para resolver a questão – e não buscar a resposta pronta e desenvolvida.

Entendo que a matéria matemática é difícil para muitos, só que basta saber que método você consegue mais absolver e ir pra prática. Por exemplo, se você for daqueles que gosta muito de ler. Leia as apostilas e em seguida já parta para os exercícios de fixação e depois para os mais complexos. Se você for daqueles que não gosta de estudar nem de ler, preste atenção nas aulas e tente logo fazer os exercícios de fixação e depois os mais complexos. Se não conseguir, peça explicação para alguém que entenda melhor do assunto.

  • Lembre- se, pedir ajuda, não significa dizer que você não sabe nada. Apenas que precisa de uma luz.

Eu particularmente não domino muito a leitura, embora treine isso na minha vida diariamente. Procuro prestar muita atenção nos professores e no que eles têm para me oferecer, depois eu vou para os exercícios de fixação. Se não conseguir fazer, eu vou para o livro, leio, leio e leio até entender e conseguir fazer sozinha. Matemática é repetição, é uma ciência exata, basta tentar e gostar de perder alguns minutinhos brincando com as questões.

Vanessa Karoline